script src='https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.7.1/jquery.js' ad> PORTAL DO MARIVALDO: 240 mil mulheres sofrem de hipertensão no Piauí, afirma Sesapi
h

240 mil mulheres sofrem de hipertensão no Piauí, afirma Sesapi




A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) divulgou nesta quarta-feira (23) que 22,9% das mulheres no Piauí são hipertensas e essa porcentagem equivale a uma média de 240 mil mulheres acima dos 18 anos. Buscando diminuir o número de vítimas, a Sesapi em parceria com o Ministério da Saúde realizará diversas palestras para combater a doença.

As atividades serão realizadas nesta semana devido à proximidade do Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, no dia 26 de abril.  Nesta quarta (23), a abertura da programação foi iniciada no memorial Zumbi dos Palmares, na Avenida Miguel Rosa, com palestras sobre os cuidados com a pressão arterial e alimentação saudável, com acompanhado de avaliação antropométrica e orientação nutricional. Na quinta (24), a palestra será na Defensoria Pública do Estado e na sexta (25) no Centro de Convivência Antônio Carneiro, localizada no bairro Vermelha. Todas as atividades serão iniciadas a partir das 8horas, com entrada gratuita.

“A hipertensão é uma doença muito agressiva e silenciosa. É preciso que nós mulheres, redobramos os cuidados na hora da nossa alimentação. Então durante esta semana estaremos dando dicas de peso, altura e como monstra refeições mais saudáveis”, disse a nutricionista Norma Suely, que coordena as palestras.

Idosos
Além das mulheres, os idosos também receberão uma atenção especial. A Sesapi, através da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, participa dessas atividades para maior conscientização e cuidados com a pressão arterial.

“Todos os anos a Sesapi faz questão de buscar parcerias importantes para que, além de informações e palestras, possamos oferecer também serviços importantes gratuitos para a população. Este ano a campanha foca a mulher e por isso preparamos em pontos diferentes de Teresina, estrutura com profissionais de nutrição, enfermeiros a fim de levar a importância da prevenção desta doença”, disse Gisela Brito, coordenadora estadual de Atenção a Saúde do Adulto e do Idoso.

Fonte: globo.com
MARIVALDO LIMA

0 comentários: