script src='https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.7.1/jquery.js' ad> PORTAL DO MARIVALDO: Piauí confirma aumento em casos de Chikungunya: mais de 800 casos neste ano
h

Piauí confirma aumento em casos de Chikungunya: mais de 800 casos neste ano

Resultado de imagem para chikungunya

O Piauí registrou um aumento considerável nos casos notificados de Chikungunya. O alerta vem da Secretaria de Estado da Saúde, que divulgou nesta quinta-feira (25) o Boletim da 33ª semana epidemiológica comparando os meses de janeiro a agosto de 2015 ao mesmo período deste ano. Os dados apontam que houve um aumento considerável nos números de casos, bem como a quantidade de municípios com registros: 4 casos em 6 cidades no ano passado e 829 confirmados em 69 cidades em 2016.
O Boletim traz dados comparativos com relação à Chikungunya, dengue, zika vírus e microcefalia. De janeiro a agosto deste ano, as cidades que mais registraram casos de Chikungunya foram Teresina [com 1.286], Alegrete [com 110], Beneditinos e Caldeirão Grande [com 104 cada] e Parnaíba [com 67]. 
No entanto, o mais assustador é o aumento do número de casos prováveis e confirmados. Em 2015, foram apenas 6 municípios com notificação, enquanto em 2016 já somam 69 no mesmo período. Já com relação aos casos prováveis, o aumento é de 255 para 2.169 neste ano, enquanto os confirmados subiram de 04 para 829. No entanto, não foram registradas nenhuma morte por conta disso.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, apesar dos valores serem altos, muitas vezes podem não representar a realidade, mas podem servir como base para a aplicação de ações e investimentos. Isso porque no ano passado, muitas cidades não informaram os casos e outros as pessoas não procuraram atendimento médico.
Dengue
Com relação aos casos de dengue, o boletim traz dados mais animadores e informa que Piauí registrou 4.922 casos, em 155 municípios, o que significa uma redução de 32,1% em relação ao ano passado. Cinco municípios concentram os maiores números de casos suspeitos: Teresina, Cocal, Simões, Picos e Caldeirão Grande. 
Zika
Com relação ao Enquanto no ano passado foram notificados apenas quatro casos suspeitos de zika vírus, em 2016, o estado já registrou 318. Entretanto, nenhum deles foi confirmado.
Microcefalia
A atualização do boletim epidemiológico mostra que no Piauí foram notificados 183 casos notificados de microcefalia. Destes, noventa e dois já foram confirmados, sendo dois deles relacionados ao zika vírus. Além disso, dos 184, treze seguem em investigação e 78 foram descartados.
cidadeverde.com
MARIVALDO LIMA

0 comentários: