script src='https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.7.1/jquery.js' ad> PORTAL DO MARIVALDO: Alerta é mantido para evitar rompimento da Barragem do Bezerro
h

Alerta é mantido para evitar rompimento da Barragem do Bezerro


    Foto: Maelson Ventura
O município de José de Freitas teve um dia agitado nesta segunda-feira (09/03) após o alerta do dia anterior que a Barragem do Bezerro poderia romper. Prefeitura da Cidade e órgãos do Governo, como a Defesa Civil, Segurança, entre outros, atuaram para remoção das famílias em áreas de risco, ação para tentar retirar o máximo de água da barragem e estudos para avaliar os danos na estrutura.
REMOÇÃO DAS FAMÍLIAS
O trabalho de remoção das famílias para escolas da cidade durou até o fim do dia e vários povoados são visitados para avaliação. Muitas pessoas recusaram ser removidas e tiveram que assinar um termo de responsabilidade pela permanência.


    Foto: Maelson Ventura
"Nesses casos a gente conversa, traz a assistente social e normalmente há acordo, quando realmente decide ficar, assina um termo assumindo o risco", disse o vice-prefeito da cidade, Antônio Abreu.
TRABALHO NA BARRAGEM
A barragem continua sendo monitorada e recebendo obras para que se possa evitar o seu rompimento. Além de barrar o vazamento e evacuar a população ribeirinha, o escoamento da água para municípios vizinhos também é uma medida que está sendo providenciada pelos órgãos responsáveis. A consequência deste trabalho é que o nível das águas já baixou 8 cm.


    Foto: Maelson Ventura
A vice-governadora do estado, Margarete Coelho, esteve na cidade e disse que a situação é de atenção máxima, mas no momento encontra-se controlada. "Estamos conseguindo abaixar o nível do sangradouro o mais rápido possível e as máquinas estão trabalhando com força total para aumentar a velocidade do escoamento. Ao mesmo tempo estamos mapeando, em termos preventivos, toda a área e problemas que possam acontecer", pontuou.
SERVIÇO CONTINUA NESTA TERÇA-FEIRA
As máquinas pararam de trabalhar na barragem por volta de 18h, mas os serviços continuam nesta terça e o objetivo é tentar dispensar o máximo de água. Muita chuva é prevista para esta noite, o que mantém o alerta na região.


    Foto: Maelson Ventura
ESTRADAS ALAGADAS
Em consequência das fortes chuvas que caíram na região nos últimos dias e o volume dispensado da barragem, grandes áreas ficaram alagadas e um trecho da rodovia que vai para a cidade de Cabeceiras do Piauí ficou inundada.



180grauscom
MARIVALDO LIMA

0 comentários: