script src='https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.7.1/jquery.js' ad> PORTAL DO MARIVALDO: ALERTA: Moradores ribeirinhos de Parnaíba estão em alerta com o nível alto das águas
h

ALERTA: Moradores ribeirinhos de Parnaíba estão em alerta com o nível alto das águas




As chuvas que atingem o Estado começam a afetar os moradores ribeirinhos da região norte. Famílias da zona rural, residentes às margens do Rio Parnaíba, em Parnaíba, estão em situação de alerta. De acordo com moradores, o nível das águas tem subido e já afeta algumas áreas, como nas proximidades do Bar do Conrado, na comunidade Lagoa da Prata.

As chuvas que atingem o Estado começam a afetar os moradores ribeirinhos da região norte. Famílias da zona rural, residentes às margens do Rio Parnaíba, em Parnaíba, estão em situação de alerta. De acordo com moradores, o nível das águas tem subido e já afeta algumas áreas.
Populares contam que devido o aumento do nível do rio, o perigo aumentou, como também tem dificuldade o exercício do trabalho diário. A pescadora, Everalda Maria, disse que a pesca fica comprometida por conta da correnteza. “É perigoso a destruição do nosso material, como o corte de redes”. No momento segundo a moradora, há compradores de manjubas, mas nesse momento, há a impossibilidade da atividade.
A popular disse ainda que algumas casas já se encontram comprometidas. “Até mesmo os pescadores que tem experiência já estão recuando por conta das águas”, disse a senhora Everalda.

O comerciante e morador, Francisco Conrado, relatou que, os moradores e pessoas que dependem da pesca, fazem até o que não pode para não ficar sem o sustento. “Não tem condições, mas é o resultado da natureza. Não podemos fazer nada, é pegar nossas coisinhas e sair correndo com nossas coisas até as águas baixarem de novo. Agora está tudo parado, a gente não vende nada”.

Conrado disse que mora no local desde 1981 e espera que a situação não piore, pois lembra a enchente ocorrida em 2009, onde animais morreram afogados e de fome por não ter pastos. “O nível da água já subiu uns 5 metros. Se subir mais um metro, a nossa situação complica”.
“Sabemos que tem uma área bastante assoreada, que pode trazer muitos transtornos para a população”. A orientação que a Marinha dá é que os moradores observem constantemente como está o desenvolvimento da água e o seu nível. “Nós temos observado é que tem subido bastante. Então que se mantenham atentos e evitem as margens do rio por conta de desmoronamento de terras”, disse o capitão dos Portos do Piauí, Paulo Antônio Carlos.

Ele enfatizou ainda que, qualquer problema, os moradores devem acionar com urgência, a Defesa Civil para que possam sair da área de risco e procurar uma área segura e de maior conforto.

O capitão frisou também a questão dos condutores de embarcações. Segundo ele, há transportes construídos de forma artesanal e muitos condutores não possuem a habilidade necessária para a condução desses meios. “É importante não esquecer em momento nenhum de estar com condutores habilitados e saber se a embarcação tem inscrição junto a Marinha, e principalmente que, esses transportes possuam coletes salva-vidas, pois ajudarão na segurança e preservação da vida desses ribeirinhos”.

Existem previsões de mais chuvas, segundo o capitão, e nesse momento, é normal o aumento do nível dos rios, como também a situação de algumas barragens que estão “sangrando”. “Por isso, a gente reforça a importância de que cada morador ribeirinho tenha maior atenção quanto ao volume de água”.

populares estao preocupados com a situação. Os ribeirinhos relataram que não estão conseguindo dormir de tanta preocupação.

litoralnoticias.com
MARIVALDO LIMA

0 comentários: