script src='https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.7.1/jquery.js' ad> PORTAL DO MARIVALDO: Governo federal transforma Ufpi de Parnaíba em Universidade do Delta
h

Governo federal transforma Ufpi de Parnaíba em Universidade do Delta


Unidades já existentes da UFPI e da UFRPE passam a ser consideradas novas instituições com orçamento próprio. Brasil passa a ter 65 universidades federais.

Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) foi criada por desmembramento de campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) (Foto: Janaína Leocadio/Divulgação)

Duas novas instituições de ensino públicas foram criadas na região Nordeste, de acordo com projeto de lei assinado pelo presidente da República, Michel Temer, na última quarta-feira (11). Com a criação dessas duas universidades, o país passa a ter 65 universidades federais. (Veja abaixo a lista com todas)

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), no Piauí, e a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), em Garanhuns (PE), serão desdobramentos de câmpus de instituições já existentes.

No caso da UFDPar, a estrutura surge a partir de Universidade Federal do Piauí (UFPI), em sua unidade da cidade de Parnaíba. Todos os cursos oferecidos na instituição e os alunos matriculados serão transferidos automaticamente para esta nova universidade. O quadro de funcionários também permanece o mesmo.

Ou seja: a mudança, na prática, é que a unidade que até então era um campus da UFPI passa a funcionar como uma nova instituição de ensino.

O mesmo processo ocorre com a Ufape - ela herda toda a estrutura e o corpo docente e discente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no campus de Garanhuns, no agreste pernambucano.

“São universidades já existentes na prática, nos câmpus em operação. É um processo de implementação que dura, em média, cinco anos. Ano que vem, elas já estarão no orçamento como novas instituições" - Rossieli Soares, ministro da Educação

Fonte: MEC, via G1
MARIVALDO LIMA

0 comentários: