script src='https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.7.1/jquery.js' ad> PORTAL DO MARIVALDO: APAL QUE O AGUARDE
h

APAL QUE O AGUARDE




MEU AMIGO DANIEL
Aconteceu ontem (04/08), para felicidade de muitos o lançamento da excelente obra, produzida pelos punhos de Daniel C. B. Ciarlini: A FACE OCULTA DA LITERATURA PIAUIENSE. Um livro que retrata a vida de uma das figuras mais importante e esquecida dentro de um contexto que inspira sabedoria e sem medo de sonhar com os olhos acordado, Berilo Neves (1889-1974). Jornalista, escritor e causador de muitas polêmicas dentro do seu estudo maior: o desconhecido. Uma figura de Parnaíba que se destacou em águas distantes e por esse motivo um desconhecido para maioria de seus conterrâneos. Mas, com certeza, isso deverá mudar. Daniel Ciarlini terá uma parcela grande de contribuição para essa nova visão sobre esse grande nome.

Há poucos dias recebi das mãos do próprio Daniel Ciarlini um presente que constava a seguinte frase. “Para meu amigo Marivaldo Lima”. Meus amigos o presente era um convite para o lançamento de seu livro, o qual o título já foi citado anteriormente. Porque falo de um presente. Por vir de pessoa, de amigo, de sabedoria, de atitudes, de perseverança, enfim Daniel é de tudo um pouco do que citei e é de muitas outras qualidades que me esqueci de mencionar. Não posso dizer que sua obra será reconhecida nacionalmente, mesmo isso sempre seja nosso objetivo, mas por suas palavras me ponho a pensar e refletir “tivemos muitos autores de renomes e autenticidade, mas não tivemos o reconhecimento devido pelos ‘letrados que fazem o mundo das letras’, por se tratarem de autores nordestinos ou morar muito distantes dos grandes centros de intelectuais e não compartilharem da mesma panela. Temos o caso do nosso amado Assis Brasil”.

Fico muito feliz e satisfeito com o grande feito e contribuição para a literatura do nosso Estado e, mais ainda, pelo sucesso que independente do reconhecimento devido ele já possui dentro da nossa comunidade. Uma obra que irá instigar a muitos outros a aderirem a essa bandeira e tomar a iniciativa de produzir arte, beleza e, acima de tudo, conhecimento, um legado ofertado de tão bom grado por esse, não digo mais novo escritor, pois Daniel Ciarlini já possui algumas obras lançadas além de artigos publicados em vários jornais e revista internacional.

Falar de Daniel Ciarlini é falar de simplicidade, confiança e competência, não só consigo mesmo, mas com todos que estão a sua volta. Posso me enquadrar nesse contexto, pois se estou escrevendo essas singelas palavras devo agradecer a confiança por ele depositada em minha pessoa. Faço parte da família “O piagui” com muito orgulho e por intermédio dele, Daniel, que um dia sentou e me convidou para ser um colaborador do jornal o qual é editor. Na hora não entendi a importância daquele convite, mas que prontamente aceitei. Por isso hoje, Daniel Ciarlini, sei o quanto era importante, pois além de ser amigo, você é profissional e com certeza sabia o que estava fazendo naquele momento para minha vida.

Essa conquista é sua e com o passar do tempo, tenho certeza que aparecerão outras obras como esta que iremos nos deleitar e viajar com os pensamentos de Berilo Neves, projeto que começou há tempos atrás e com muito sacrifício, tomando uma direção mais concreta durante a oficina oferecida pelo simpósio realizado na Universidade Estadual do Piauí, no ano de 2011. Seu esforço e dedicação foi sentido e aplaudido ontem na Fundação Raul Bacellar, onde todo o corpo da APAL (academia parnaibana de letras), familiares e amigos, ficaram orgulhosos de ter em você Daniel Ciarlini, um grande achado, não somente para  literatura piauiense e sim para a literatura brasileira.

MARIVALDO LIMA

2 comentários:

  1. Luma Cristina05 agosto, 2012

    Marivaldo suas palavras são muito pertinentes, e de muita humildade. Parabéns ao Daniel Ciarlini, e também a você, por estar presente nesse meio intelectual tão rico, tão bonito, tão prazeroso!

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula Almeida05 agosto, 2012

    Muito feliz por essa conquista do nosso pequeno grande homem. Daniel já tem talento de sobra, então só me resta desejar muuuuuiito sucesso!

    ResponderExcluir