script src='https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.7.1/jquery.js' ad> PORTAL DO MARIVALDO: PERIGO INVISÍVEL
h

PERIGO INVISÍVEL


O litoral piauiense é sempre lembrado e procurado por causa de suas belezas naturais e, principalmente, por seus alguns quilômetros de litoral, uma beleza por muitas vezes citada em poesias apaixonadas ou, simplesmente, registrada em fotos com o sol servindo de plano de fundo. 

É dessa forma que imaginamos nosso litoral que abraça muitos lugarejos ainda desconhecidos de nós. Por isso mesmo temos que valorizá-lo e conservá-lo cada vez mais, preservando e mantendo toda essa beleza.
Na maioria das vezes esquecemos que somos tão responsáveis no aspecto conservação e cuidados, como os setores públicos, mas como é de nosso costume de que acusar é melhor, acusar sempre foi a alternativa mais fácil.

Falando de Parnaíba, é verdade que temos um paraíso chamado Pedra do Sal, ou simplesmente, Pedral. Cantada algumas vezes em versos e prosa nas músicas de Teófilo Lima, outra jóia que nos pertence. Uma praia genuinamente parnaibana, a “nossa praia”.

É certo, que todos têm o direito de trabalhar e obter o pão de cada dia, mas é certo também que temos direitos e deveres com a sociedade em geral. Refiro-me aos cuidados que devem ser tomados por conta dos pescadores que por motivo de segurança com suas canoas, presumo. Deixam as mesmas ancoradas à beira da praia, ainda com a maré cheia. Atento pela maneira de como isso acontece, o ancoramento é feito de forma simples e artesanal, onde é jogada a âncora e a mesma, fincada na areia, retém a canoa.

Até ai, pode-se constatar uma prática normal dos pescadores, o problema é quando a maré começa a baixar, banhistas aproveitam a proximidade das águas e se lançam a toda na água. A essa altura essas âncoras estão encobertas pela malha da água, podendo assim causar graves acidentes aos banhistas que ali se divertem, principalmente, as crianças que por motivo de inocência se destacam de seus pais e se lançam ao mar sem medo algum.

É preciso que seja tomada alguma providência para evitar um grave acidente com banhistas ou mesmo com os próprios pescadores. Nesse sentido é bom articular com grupos de pescadores, sindicatos da pesca para poderem rever esse detalhe que está chamando atenção de alguns banhistas de nosso litoral.


Uma beleza sem igual praia da Pedra do Sal

A lança fica muito exposta.

Praticamente não existe espaço de uma para a outra

O artefato ainda muito artezanal

Perigo constante

Realmente é assustador

Proximidade dos banhistas, maré secando

A imagem impressiona

Alguns banhistas pulam dessas canoas e o perigo está bem próximo

Banhista pisando na Âncora

Imagens chocantes realmente e muito perigosa.

MARIVALDO LIMA

Um comentário:

  1. sem duvidas linda praia, mas o ideal e o turista saber que tem que ter cuidado com os detalhes que não são visíveis a olho nu. obrigada

    ResponderExcluir