script src='https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.7.1/jquery.js' ad> PORTAL DO MARIVALDO: ANP deve abrir licitação para novos blocos de exploração de gás no Piauí
h

ANP deve abrir licitação para novos blocos de exploração de gás no Piauí

O governador Wellington Dias esteve reunido, nesta segunda-feira (07/05), com o diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Aurélio César Nogueira Amaral, no escritório da Superintendência de Representação do Estado do Piauí em Brasília (Surpi). Na pauta, a abertura de novos blocos de exploração de gás e petróleo na Bacia do Rio Parnaíba.
Além dos oito blocos de exploração, já negociados em rodadas anteriores, o diretor apresentou perspectivas para a execução de uma licitação permanente para outros nove blocos na Bacia do Parnaíba.
“O que nós esperamos é contribuir com o desenvolvimento do Piauí, em especial ali na região da Bacia do Parnaíba, com a oferta de novas áreas que possam ser concedidas”, diz Aurélio Nogueira.
Investidores interessados na exploração de um destes blocos devem manifestar interesse à ANP, que por sua vez, realizará um edital específico para que se abra concorrência. Havendo interessados, realiza-se o leilão. Não havendo, o interessado arremata pelo preço mínimo da licitação, dentro dos parâmetros geológicos de cada campo.
“O importante é que é uma oportunidade a mais para estimularmos a produção de gás, que embora pareça pequena, para estados e municípios tem grande importância, já que gera emprego, renda e desenvolvimento regional”, comemora o governador.

    Imagem: Divulgação/Ascom
A Bacia do Parnaíba, que contempla os estados do Piauí e Maranhão, se destaca por ser a quinta do Brasil em produção de gás, o que demonstra o potencial piauiense, uma vez que a região do lado de cá do rio possui mesma geografia, e geologia semelhante.
“A região maranhense dos Campos dos Gaviões, localizada na mesma bacia, é a terceira maior produtora de gás do país, perdendo apenas para os campos de exploração do pré-sal, em alto mar”, destaca o diretor.
Na oportunidade, o governador convidou o diretor da ANP para um evento que será realizado pelo Governo do Estado, no qual serão apresentadas a investidores as potencialidades do estado, com base nos dados dos blocos de exploração já existentes.

ccom
MARIVALDO LIMA

0 comentários: