script src='https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.7.1/jquery.js' ad> PORTAL DO MARIVALDO: Laboratório Med Imagem: 1º do Piauí com Certificado de Acreditação
h

Laboratório Med Imagem: 1º do Piauí com Certificado de Acreditação

Contar com a tranquilidade de laudos confiáveis e precisos em um sistema, dentro das normas nacionais e internacionais de qualidade, é o que todo médico e paciente almejam nos exames realizados. E o Laboratório Med Imagem reforça essa sua marca de qualidade com uma grande conquista em termos de confiabilidade e segurança de diagnósticos: o   recebimento do Certificado de Acreditação do seu Sistema de Gestão da Qualidade, fornecido pelo Sistema Nacional de Acreditação – DICQ, com supervisão da SBAC – Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. O termo “acreditar” significa “dar crédito, crer, ter como verdadeiro, dar ou estabelecer crédito”.

Acreditação significa outorgar a uma organização um certificado de avaliação que expressa a conformidade com um conjunto de requisitos previamente estabelecidos.

A Acreditação é um processo que avalia se a instituição está atuando para melhorar a qualidade e a segurança dos pacientes e  procedimentos – segundo normas internacionais adaptadas para a realidade brasileira– num esforço que se reverte em processos mais enxutos e confiabilidade dos resultados e laudos, atingindo o trabalho da organização inteira, do pré ao pós-analítico.



Sempre pioneira quando o assunto é inovação e melhoria contínua dos seus serviços, a clínica Med Imagem passa a ser a única do Piauí a possuir esta Acreditação, atestando que o laboratório possui competência técnica para execução de exames de medicina laboratorial em  diversas especialidades. A obtenção de uma Acreditação é vantajosa para as organizações de saúde, uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade.

Durante mais de dois anos de trabalho, em um processo voluntárioe contínuo, os 104 colaboradores do Laboratório Med Imagem dedicaram boa parte da sua rotina de trabalho, elaborando os mais de 250 documentos, padronizando processos, atingindo metas, desenvolvendo treinamento e aprimorando seus conhecimentos técnicos continuadamente.

O comprometimento dos colaboradores do laboratório foi determinante para a conquista
O comprometimento dos colaboradores do laboratório foi determinante para a conquista


Para obter o Certificado de Acreditação, o laboratório passou por uma avaliação completa (auditoria), verificando o funcionamento conforme normas e legislações que regem os laboratórios clínicos, seguindo requisitos que auxiliam a melhoria de processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade.

A dimensão da conquista do Laboratório Med Imagem com o recebimento do Certificado de Acreditação do seu Sistema de Gestão da Qualidade pode ser mais bem entendida com números. No Brasil, existem cerca de 14.700 laboratórios e apenas 50% destes realizam controle externo de qualidade dos seus exames, que é obrigatório para o funcionamento de um laboratório clínico segundo a RDC302. A Acreditação compete a apenas 2% do total de laboratórios que participam de um programa de controle externo da qualidade. No Nordeste, somente dez laboratórios possuem Selo de Qualidade DICQ, sendo o Med Imagem o primeiro laboratório do Piauí a obter esta Acreditação.

Atuando há 17 anos, o Med Imagem já figura entre os dez maiores laboratórios do  Nordeste. E o diretor do laboratório, Erasmo Oliveira, antecipa que a busca pela excelência continua. “Nós estamos projetando chegar ao posto de quinto  maior laboratório do Nordeste dentro de dois anos”, afirmou.

Com a Acreditação, todo o funcionamento do laboratório melhora ainda mais. A partir do seguimento de normas, como calibrações, aferições de equipamentos, ações corretivas e preventivas, treinamento e capacitação de colaboradores, tudo com registros de documentos, as consequências passam a ser sentidas no dia a dia do laboratório.

Fonte: Revista Humana Saúde
MARIVALDO LIMA

0 comentários: