script src='https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.7.1/jquery.js' ad> PORTAL DO MARIVALDO: Dicas de alimentação para os apaixonados por corridas de rua
h

Dicas de alimentação para os apaixonados por corridas de rua


A corrida é uma realidade para milhares de atletas pelo Brasil. Basta olhar pelas ruas, parques, praias e academias: imprimir velocidade e ritmo para a sua rotina é um desafio cada dia mais abraçado. O número de provas também está em franca evolução. Em 2016, por exemplo, foram 469 eventos, com cerca de 820 mil inscritos.
Se a preparação física dos corredores, amadores ou profissionais, merece bastante atenção, a alimentação não está atrás. Um bom cardápio ajuda a enfrentar a puxada rotina de treinos e dá retaguarda para os desafiadores eventos. Só para ter uma ideia, os corredores queimam mais de 300 calorias a cada meia hora. A dieta, portanto, precisa fornecer calorias suficientes para o corpo apresentar bom rendimento. 
Antes dos treinos
Não corra de estômago vazio. Faça uma refeição leve, com carboidratos (pão, cereal, batata), proteínas magras (iogurte natural, queijo minas, peito de peru) e fruta ou suco natural.
Depois do treino
É necessário repor proteínas e, especialmente, carboidratos.  Também são precisos alimentos com funções antioxidante e anti-inflamatória, que vão combater os radicais livres e ajudar a prevenir lesões. Além da hidratação constante.
Antes da prova de rua
A preparação já começa na noite anterior, com a ingestão de carboidratos. Também vale ter o cuidado de não mudar radicalmente a alimentação ou experimentar novos suplementos.
Durante a prova de rua
Para provas menores, de até uma hora, água pode ser suficiente. Já nas com durações maiores, a dica é beber de 200 a 300 ml de água a cada 25 minutos, intercalando com bebidas que contenham sódio e carboidrato, como isotônicos e água de coco.
Pós prova
Quando a corrida acabar, não espere muito até se alimentar. No máximo, duas horas. Estudos comprovam que isso ajuda o organismo a se recuperar mais rápido. O prato deve ser rico em carboidratos, proteínas, vitaminas e pobre em gorduras.

Fonte: Estadão Conteúdo
MARIVALDO LIMA

0 comentários: